Comprar ou alugar? O que você precisa saber para mudar de casa

Escolher a alternativa ideal requer planejamento e cuidados

Seja por motivos pessoais ou profissionais, uma hora a vida cobra da gente escolhas que – aparentemente – são fáceis de resolver, mas que merecem uma boa dose de planejamento, pesquisa e, principalmente, cuidados. Neste texto vamos falar sobre a missão comprar ou alugar um imóvel. Vamos lá?

Objetivo do imóvel

Para começar a falar neste assunto, é importante ter em mente o motivo que está te fazendo buscar um imóvel. 

Chegou a hora de sair da casa dos pais? Arrumou um emprego em outra cidade? A família vai aumentar? Seu negócio precisa de um espaço maior? Esses são apenas alguns exemplos do que pode estar acontecendo e a variação de respostas já mostra a complexidade envolvida nessa mudança.

Por isso, quando iniciar a sua pesquisa, tenha sempre em mente o objetivo da mudança para que as “tentações” do caminho não te façam optar por algo errado. Anote em um caderno ou bloco de notas no seu celular todas as ideias, vantagens e desvantagens para te ajudar a fazer uma matriz de prós e contras.

Se a busca pelo imóvel envolver outras pessoas (familiares ou sócios), compartilhe com eles suas anotações e incentive o feedback. Deixá-los de lado pode atrapalhar as próximas etapas e frustrar a mudança.

Pesquisa e planejamento

Experiência faz toda a diferença, mas se é o seu primeiro imóvel, não queira resolver o assunto em um dia. Conversar com amigos e familiares, navegar por sites (principalmente aqueles que oferecem avaliações) e visitar os locais são etapas fundamentais para qualquer escolha.

Vale ressaltar que, a cada clique, você verá uma infinidade de opções e terá novas ideias. Por isso ter o objetivo em mente – e um lugar para anotar tudo – fará toda a diferença.

Escolha um dia para encerrar a pesquisa e inicie o planejamento, desde ligar para agendar uma visita até a ida ao banco para verificar as opções de crédito. Nesta etapa, quanto mais informação, melhor.

Prós e contras

Antes de listar algumas vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel, voltamos ao objetivo da mudança. Por exemplo: para quem nunca morou sozinho antes, morar de aluguel pode ser uma boa experiência de vida. Se vai abrir um negócio, alugar uma sala comercial ajuda a testar a ideia, se a empresa terá futuro. 

O mesmo vale para quem opta pelo investimento imobiliário. Por exemplo: comprar um terreno ou apartamento na planta é mais vantajoso. Os valores costumam ser bem menores do que um imóvel pronto e podem ser negociados com maior facilidade, inclusive usando o FGTS para pagamento.

Para saber o que é positivo ou negativo, você primeiro precisa entender a sua situação financeira e o seu planejamento pessoal, se você pretende formar patrimônio ou se está apenas testando o que quer fazer.

Em linhas gerais, podemos considerar:

COMPRAR

Prós

  • Valorização do bem
  • Pagamento à vista ou parcelado (com dinheiro em mãos, negociação fica mais atrativa)
  • Formação de patrimônio

Contra

  • Dificuldade de vender ou alugar
  • Desvalorização do imóvel (localização ou vizinhança)
  • Manutenção e impostos

ALUGAR

Prós

  • Variedade de localização (morar exatamente onde se quer)
  • Pagamento mensal mais atrativo do que parcelas de financiamento
  • Possibilidade de desfazer do negócio mais facilmente

Contra

  • Pagar algo que não é seu
  • Despesas de manutenção
  • Insegurança (proprietário pode querer o imóvel de volta)

Decisão

Agora que você já anotou tudo, conversou e tirou suas dúvidas, pode iniciar o processo de mudança? Ainda não. Você precisa analisar também os fatores externos, que não dependem só de você, como a economia do país e a situação familiar. 

Os últimos anos têm mostrado que planejamento é importante, mas não é 100% seguro. É preciso ter um plano B (ou até outros) para o caso de algo sair diferente do esperado. Mesmo que você ainda não saiba se prefere alugar ou comprar, a Imobiliária Van Gogh tem uma equipe de especialistas no mercado imobiliário e poderá te ajudar a escolher a melhor opção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: