3 dicas práticas para te ajudar a escolher a sala comercial ideal

Localização, acessibilidade e valor são itens fundamentais para avaliar.

Hoje, mais do que nunca, sabemos que qualquer lugar pode ser transformado em escritório. A sala de casa, o quarto de hóspedes e até a cafeteria do bairro podem ser usados para gerenciar uma empresa. 

Mas se o seu negócio está exigindo um local próprio para funcionar corretamente, as dicas a seguir poderão ser de grande valor para você, afinal, com ou sem pandemia, ter um bom local de trabalho é fundamental para a entrega diária do resultado profissional desejado. 

1- Pesquisa virtual e visita presencial

Você não precisa sair de casa para conhecer as opções de imóveis comerciais da sua cidade. Hoje, inúmeros sites oferecem informações e imagens. Basta fazer uma pesquisa pelo Google ou até mesmo nas redes sociais. A maioria das imobiliárias possui perfil no Facebook e Instagram, compartilhando conteúdo diversificado e fácil de navegar pelo celular.

Outra dica é olhar as ferramentas de imagem do Google, como o Maps e o Street View. Você pode caminhar virtualmente pelo bairro, analisar a vizinhança e simular rotas de acesso.

Depois dessa pesquisa detalhada, agende uma visita aos locais de sua preferência. Escolha pelo menos 3 estilos diferentes para que você possa analisar as adequações que precisará fazer: 

  • Residência em bairro, reformada para virar um ponto comercial;
  • Sala em pequenos prédios ou galerias, que possuem algumas áreas ou serviços compartilhados (portaria, recepção, manutenção);
  • Sala em grandes prédios ou shoppings, que oferecem vários serviços compartilhados e ainda agregam o benefício da circulação maior de pessoas;

Durante a visita, faça contato com outros profissionais que trabalham no local. Não tenha receio de fazer perguntas e saber mais sobre o lugar. Mesmo com negócios diferentes, a opinião deles poderá te ajudar a fazer a escolha certa.

2- Escritório não é casa

Para quem está acostumado com o conforto de casa, escolher uma sala comercial pode ser uma experiência complicada. É importante ter em mente o que você vai fazer neste local, se precisa ser um ambiente grande ou silencioso, se vai receber clientes, se os móveis podem ser mais simples ou se precisa de conforto e decoração.

Um erro muito comum é querer comparar o ambiente de trabalho com “lar, doce lar”. Não faz sentido ter uma cozinha toda equipada se você não faz nem café (já que a versão em cápsula faz mais sucesso no mundo corporativo)!

Também é importante verificar a dinâmica da vizinhança. Para morar, preferimos locais mais afastados do Centro e, de preferência, sem barulho. Mas para o seu negócio pode ser muito melhor estar em um local movimentado e de fácil acesso.

Por isso, a primeira coisa que deve-se levar em consideração é a acessibilidade. Desde a questão de localização (se possui outros estabelecimentos que oferecem suporte como bancos, lotéricas, cartórios, cafeterias e restaurantes) até adequação às normas de acesso dos deficientes. Hoje, boa parte dos negócios são obrigados a isso, mesmo sem ter presença de clientes no local. Optar por imóveis que já estão prontos para essa regra evita gastos posteriores com reformas e adequações.

Pense também sobre manutenção e melhorias no ambiente. Alguns imóveis possuem condomínio (custos extras com jardinagem, limpeza, segurança, etc), outros precisarão de reformas para ajustar à sua necessidade. Tenha em mente o que realmente valerá a pena fazer para garantir o retorno do seu investimento.

3- Muitas opções, preços variados

Na maioria das cidades, casas antigas foram transformadas em espaços comerciais e muitos terrenos ganharam complexos corporativos. Isso fez com que a oferta de pontos aumentasse bastante (mesmo antes da pandemia). É só dar uma volta de carro que você verá a variedade de prédios e galerias com imóveis disponíveis. Mas o que levar em consideração para saber qual é o ideal?

A resposta é simples: depende do seu objetivo. Para uma loja de roupas, por exemplo, estar em uma rua com poucas vagas de estacionamento ou sem fluxo de pedestre, não será positivo. Já para um escritório de contabilidade pode ser favorável se o valor for atrativo. 

Pense também que o local influencia também a visão da marca. Fachada é importante? Você precisa e quer ser visto? Se isso não fizer diferença, as salas comerciais em bairros costumam ser mais baratas e tranquilas. Mas se você quiser agregar conceitos de sustentabilidade, por exemplo, deve optar por espaços que demonstram essa preocupação. 

Se você quiser saber mais e quer contar com a ajuda de um time de especialistas nos melhores imóveis comerciais de Rio Preto e região, entre em contato com a Imobiliária Van Gogh.

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