Como montar seu “cantinho da leitura”

Em tempos de home office, o que mais vemos são pessoas que buscam passar mais tempo de qualidade dentro de sua própria casa. A leitura tem sido uma forma que muitas pessoas utilizam como refúgio, ou até mesmo para ajudar a combater doenças mentais, como ansiedade e depressão.  Pensando nisso, porque não investir em um cantinho para leitura especial?

Pode ser um cômodo inteiro ou somente um espaço no canto da sala, não necessário muito para que o espaço da leitura seja considerado um dos lugares mais aconchegantes do seu lar.

Para isso, daremos algumas dicas de como criar seu cantinho da leitura da forma mais aconchegante, que seja a sua cara e que não ultrapasse o seu orçamento! Confira:

  1. Iluminação

O primeiro passo para o cantinho da leitura é ter uma boa iluminação. Prefira sempre fazer perto de uma janela ou local que seja bem claro para aproveitar a iluminação natural.

2. Abajur

Mesmo que o cantinho escolhido seja em um local bem iluminado, é necessário ter sempre um abajur ou lâmpada destinada para as noites de leitura. O ideal é encontrar um equilíbrio entre o mais claro e o escuro, mas prestar bastante atenção na temperatura de cor. Por exemplo: lâmpadas mais amareladas, ou seja, que têm a luz mais quente, são indicadas para os ambientes de relaxamento e descanso. Já para facilitar a leitura e estimular a concentração, as melhores escolhas são as lâmpadas com luzes brancas e temperaturas mais frias.

3. Poltrona

Não é necessário ter muitos móveis e nem muita produção para que o cantinho da leitura seja montado, mas uma poltrona confortável é o primeiro e principal elemento. Quando há espaço e dinheiro suficiente vale, inclusive, investir em uma poltrona namoradeira ou até mesmo um divã.

4. Reaproveitando móveis

É uma mamãe que não está mais no período de amamentação? Você pode até utilizar a famosa “poltrona de amamentação” para compor o ambiente, o importante é que o móvel seja o mais confortável possível para o local que você consiga relaxar e ficar várias horas por dia atualizando sua lista de leitura.

5. Conforto é essencial

Não tem como investir em uma poltrona? Tudo bem! Um pufe bem macio ou várias almofadas grandes dispostas da forma correta, podem muito bem servir para o propósito. Ainda mais se forem combinados com tapeçarias para deixar o ambiente mais relaxante.

6. Mantas e cobertores

Não podemos falar em conforto e esquecer de um cobertor que o deixe aquecido nos dias mais frios. Dependendo da cor e da estampa da manta, ela pode se tornar um item da decoração e dar um toque especial e deixar o cantinho ainda mais a sua cara.

7. Mesa para apoio

Normalmente, todos que têm o hábito da leitura possuem também um ritual que deixa o momento mais convidativo. O que mais costuma combinar com um bom livro nessas horas é uma xícara de chá ou de café. Por isso, outro imóvel indispensável nesse cantinho é uma mesinha para apoiar os livros, copo, xícara, ou até mesmo seu Kindle e, quem sabe, ainda servir de poio para algum vaso de planta ou estátua que combine com o ambiente.

8. Traga o verde para sua leitura

Você é daqueles que, se pudesse, teria a casa toda cheia de plantas? Porque, então, não colocar também em seu cantinho de leitura? Seja uma planta grande no canto, ou até mesmo uma parede repleta de pequenos vasos, o que importa é deixar o espaço vivo com o verde para te fazer companhia nessa hora de relaxamento.

9. Estantes

Tudo bem que os livros podem ficar todos dentro de um único dispositivo eletrônicos e não ocupar mais tanto espaço, mas nem todos se acostumaram com o e-book, e ainda possuem livros físicos o suficiente para encher uma estante. Seja uma enorme que começa no chão ou suspensa formada por vários nichos, o que importa é que caiba no ambiente escolhido e suporte todos os livros que você possui e os que ainda estão por vir.

10. Silêncio

Além de ser um espaço confortável, é necessário que também não seja um local muito barulhento, para poder se concentrar no livro. Uma dica é utilizar tapetes e cortinas, para deixar o ambiente com isolamento acústico, além de impactar na decoração. A vantagem é que, quando tiver vontade de mudar o “visual” é só trocar a estampa dos tecidos.

11. Qualquer cantinho serve!

Não é preciso ter muito espaço ou um cômodo especial para sua “biblioteca em casa”. Basta um cantinho na sala, escritório, ou até mesmo seu próprio quarto dedicado a isso. Há quem utilize ainda, o vão embaixo da escada ou até mesmo um espaço sobrando em um corredor. As possibilidades são infinitas!

12. Ar livre

Já para quem tem sacada ou varanda, uma ótima escolha de ambiente para este propósito é o ar livre. Com iluminação natural a leitura fica mais gostosa, e com a decoração certa pode se tornar um de seus cantos favoritos de casa.

13. Decoração

Por fim, mas não menos importante, a decoração. Pode ser com plantas, quadros que deixem o ambiente mais acolhedor, ou até mesmo utilizar os próprios livros como parte dela, a decoração ajuda a montar o ambiente para que você tenha um momento relaxante. A escolha das cores fica por conta própria, mas os tons pastéis são os mais indicados para ajudar na concentração e não causar mais estímulos do que o necessário.

Quer ter o seu cantinho da leitura na sua casa dos sonhos? É só clicar aqui e entrar em contato que a Imobiliária Van Gogh te ajuda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: