Quais as garantias aceitas na hora de alugar um imóvel?

Muitos se perguntam quais as garantias que se precisa para alugar um imóvel. O nome mesmo já diz: é uma forma, por lei, que os locadores de imóveis têm para se garantir com o contrato de locação caso haja alguma eventualidade por parte do inquilino de que será ressarcido.

Por mais que o inquilino tenha a intenção de cumprir com sua palavra, acidentes podem acontecer, por isso é recomendado que se tenha garantias na hora de assinar o contrato.

Atualmente, as garantias mais utilizadas nos contratos de locação são as de fiador, o depósito caução e o seguro fiança.

Mas, você sabe o que são?

  • Fiador: esse é o mais utilizado no mercado imobiliário hoje. Fiador é quando o dono do imóvel, na verdade, solicita que uma terceira pessoa ofereça o seu próprio imóvel como garantia de que o locatário em questão irá pagar todas as parcelas do aluguel devidamente. Porém, no caso de inadimplência, o fiador será cobrado no lugar do locatário e poderá até perder o seu imóvel, que foi colocado como garantia.
    Do ponto de vista do locatário, essa é a melhor opção, pois não há nenhum gasto envolvido, apenas é necessário encontrar alguém que esteja disposto.
    Para que um fiador seja aceito é exigido certos documentos para análise de crédito. Além disso, é preciso que ele tenha um imóvel próprio na mesma cidade onde o outro será alugado.
  • Depósito Caução: é quando o dono do imóvel pede que uma quantia seja depositada em uma conta corrente, servindo como garantia para a eventualidade do inquilino não pagar o aluguel. Esse valor depositado costuma ser equivalente a três meses de locação.
    Caso o inquilino não pague o aluguel, esse dinheiro cobre o pagamento que é devido, porém, quando o aluguel é pago corretamente, o inquilino tem o direito de receber todo o dinheiro de volta no fim do contrato.
  • Seguro Fiança: outro tipo de garantia é o seguro fiança, que nada mais é que um contrato feito em conjunto a uma seguradora. Nesse caso, você tem que pagar uma taxa para a seguradora e o valor desse contrato pode ser pago à vista ou mensalmente, além de normalmente ter o custo do valor de um aluguel. Esse valor não será devolvido no final do contrato e e essa garantia é paga pelo inquilino. No caso de inadimplência, o seguro pagará o aluguel ao dono do imóvel e o locatário, por sua vez, fica devendo para a seguradora.

O tipo de garantia escolhida na hora do aluguel vai depender, somente, da preferência do locatário e do dono do imóvel. É importante, porém, que você fique atento e verifique qual é aceita no local escolhido e qual é melhor para ambos.

Se mesmo depois disso você ainda tiver dúvidas, basta entrar em contato com a Imobiliária Van Gogh. É uma empresa que oferece diversos imóveis na região de São José do Rio Preto e região, entre residenciais e comerciais, com excelência em atendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: