Dicas para decorar a casa durante a quarentena

A pandemia está fazendo as pessoas ficarem cada vez mais tempo em casa, e isso está trazendo à tona uma necessidade: como deixar o espaço de casa mais aconchegante? Para muitos, os dias estão se tornando atípicos devido à pandemia da Covid-19 e do distanciamento social. Por mais que o comércio esteja voltando ao normal em muitas partes do país, permanecer mais tempo em casa para reduzir a taxa de transmissão da doença é o mais recomendado até que a pandemia não tenha se extinguido.

Não é necessário fazer uma grande mudança em todo o espaço da residência, mas é notório que grande parte da família mudou sua rotina para ficar mais tempo em casa, e isso, com certeza, impacta a vontade de mudar algo ao seu redor. Para aqueles que se sentem confortáveis em seu lar, o processo é menos traumático, mas já para os que não estão contentes com o ambiente em que vivem, isso pode ser ainda mais extenuante.

Antes de mais nada, porém, é necessário saber o seu objetivo. Se for para deixar a casa mais prática quanto ao home office, já fizemos um artigo neste blog dando várias dicas aqui. Porém, se você quer um espaço mais aconchegante para curtir o tempo com os familiares, outros tipos de alterações simples podem ser bem-vindas.

Já que estamos falando de um ambiente familiar, que tal deixar um espaço para as crianças brincarem com tudo que elas têm direito, mas muito bem arrumado? Quem tem filho, sabe que para manter eles ocupado é bastante difícil, mas com criatividade e um ambiente lúdico é possível propiciar um dia cheio de brincadeiras e ainda conciliar com o home office dos pais. A dica, neste caso, é inserir móveis da altura dos pequenos, pisca-piscas para decorar alguma área, mesinhas com massinhas e jogos de montar, lousas penduradas nas paredes e tapetes de EVA lúdicos para não sujar o chão. Ah, e nada de tentar organizar o tempo todo, até porque se sentir bem em uma casa vai muito além da estética.

Indo por esse viés, podemos pensar na chamada “decoração afetiva”. Já ouviu falar? Na hora de decorar, uma tática para deixar mais agradável o ambiente em que está é utilizar objetos decorativos que trazem boas memórias. O intuito é despertar boas sensações, além de reviver as lembranças ao olhar para a decoração. Tais objetos podem ser dados por pessoas queridas, comprados em viagens memoráveis, etc.

Invista também em cantinhos específicos para meditação, leitura e música. Pode parecer que não, mas para quem gosta, deixar um espaço separado e decorado para meditar, por exemplo, faz toda a diferença. Forrar o chão com uma manta, colocar uma planta e se preparar para entrar em contato com o seu eu interior e realizar a técnica milenar da meditação pode ser o que estava faltando na sua quarentena.

Quem gosta de ler também ama ter um cantinho especial para isso, e tempo é o que não vai faltar nessa quarentena. Então que tal utilizar aquele quadradinho para colocar uma poltrona confortável, um puff ou, se ainda tiver espaço, uma rede bem gostosa para atualizar lista de leitura.

Já quem curte ouvir música pode aproveitar um espaço vago para decorar e fazer um ambiente aconchegante para escutar e dançar ao som de muitas músicas que marcaram sua vida. Um objeto que está de volta na moda é a vitrola, então que tal colocar ela em um cantinho junto com seus discos e CD’s? E também pode pendurar uns pôsteres ou tapeçarias na parede para fazer o ambiente perfeito que vai te desestressar após desligar o computador do trabalho.

É bom lembrar também que a decoração da sua casa reflete o seu humor, e caso os ambientes da sua casa sejam vistosos e bem decorados, seu humor tende a melhorar, por isso mudar algo no ambiente, como a cor de uma parede, um móvel ou algo que o deixe satisfeito pode ser algo que melhore sua permanência em casa.

Utilizar plantas e inserir o verde no ambiente também é uma aposta que pode contribuir para relaxar seus dias e deixá-los mais produtivos, além é claro, de manter sua residência mais cheia de vida.

Já para deixar ela mais acolhedora as dicas são simples. Basta, por exemplo, colocar uma manta no sofá, deixar um livro ou várias revistas na mesa de centro da sala ou investir na aromaterapia nos ambientes da casa. Deixar velas com cheiros diferentes em cada cômodo são uma forma de iluminar, aquecer, decorar e perfumar o ambiente.

Uma última dica é em relação à posição dos móveis. Quando você anda, algum deles te atrapalha? Se sua resposta for sim, talvez seja a hora de mudar um pouco o layout da sua casa. Trocar a posição de algum móvel irá auxiliar você, deixando o espaço mais prático e funcional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: