Qual o significado das cores e o que elas influenciam?

Você tem uma cor preferida? Se sim, pintaria sua casa com ela? Algumas pessoas acreditam que, não importa qual a sua cor favorita, é necessário prestar atenção na hora de escolher a tinta que usará em cada ambiente de sua casa por causa das influências que pode ter no ambiente.

Pois é, você não leu errado. De acordo com vários estudiosos, as cores influenciam no humor e até na saúde do morador da casa. Feng Shui e Cromoterapia são duas das práticas mais famosas que utilizam as cores para harmonizar o ambiente e os indivíduos ao redor.

Se interessou? Confira, abaixo, a lista de cores e o que elas representam:

  • BRANCO: é uma cor muito usada por ser associada ao elemento metal e representar limpeza. Também é um tom frio e neutro, e pode ser utilizado em qualquer ambiente, mas requer combinação com outras cores pois, quando utilizado em demasiado, representa infinito, frieza, vazio e hostilidade. Também é associado a coisas positivas como a paz e a calma, além de ter a capacidade de ampliar espaços.
  • AZUL: associado ao elemento água, tem o poder de acalmar, tranquilizar e relaxar, por isso é muito utilizado em quartos, salas de estar e banheiros. O tom azul também tem o poder de aumentar a frieza, mas ao ser utilizado em excesso pode provocar muito sono, tristeza e angústia para algumas pessoas. Em contrapartida, usado de forma inteligente, pode ajudar no processo de evolução interior, pois o azul diminui a frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial.
  • AMARELO: a cor amarela é considerada energizante e estimulante, por isso é indicada para os escritórios e salas de estudo. Além disso, incentiva a comunicação, a parte mental e abre o apetite. O lado ruim é que, se usada de forma exagerada, pode estimular muito atrito, fofoca e confusão mental.
  • LARANJA: transmite calor e energia, além de estar ligada ao movimento, à comunicação e à criatividade, por isso é recomendado a ser utilizado em escritórios, em áreas de empresa de criatividade, salas de estudo e quartos de crianças e adolescentes. Como é uma cor que desperta o apetite, também é muito utilizada em cozinhas e salas de jantar. O lado ruim do laranja é que, utilizado em excesso pode provocar brigas, conflitos e brincadeiras fora de hora.
  • VERMELHO: é associado ao elemento fogo, deve ser usada com muito cuidado pois é uma cor extremamente estimulante e pode provocar atritos e agitação, além de preocupações mentais. Simboliza também o romance, o poder, a força e a fortuna. Utilizado nos interiores, cria ambientes aconchegantes, calorosos e convidativos e, em quarto de casal, usado com bom senso, ativa a sexualidade, amor e paixão.
  • VERDE: é uma cor que transmite harmonia e tranquilidade. É associado à natureza, pois remete à flores, energia e crescimento, por isso é indicada quando a saúde precisa estar em foco. Ainda promove concentração e, os tons claros, como erva doce e menta, acalmam o sistema nervoso de pessoas agitadas. O excesso do verde em tons escuros pode passar sensação de opressão.
  • LILÁS: o uso do tom violeta traz paz de espírito, tranquilidade e sossego. Considerada uma cor fria, é ligada ao lado psíquico e espiritual, trazendo lucidez e equilíbrio nas atitudes. O lado negativo dela está ligado à saudade, ciúmes, depressão e ansiedade. Utilizada da forma correta, porém, tem efeito purificador que transforma as energias negativas em positivas, acalma o coração, a mente e os nervos, trazendo respeito e espiritualidade.
  • MARROM: a cor marrom tem relação com materiais naturais, principalmente com madeira, mas também com couro e lã, e é uma das preferidas para se usar dentro de casa. Apesar de, se utilizada de forma excessiva simbolizar melancolia, o marrom também passa a sensação de sobriedade e austeridade e, dependendo da tonalidade, pode transformar o ambiente em acolhedor e confortável, por isso é muito recomendado para bibliotecas e escritórios.
  • ROSA: a cor rosa remete ao amor, à ternura e ao romance, independente do tom. Apesar de ser um tom muito utilizado em quartos de adolescentes e muito popular entre as mulheres, é recomendado para todos os cômodos da casa quando usado moderadamente por existir muitas variáveis e combinações.
  • PRETO: sofisticado e imponente, o preto possui a capacidade física de absorver os raios luminosos, por isso pode esquentar o ambiente. Apesar disso, no Feng Shui, ele é associado ao elemento água. Ao ser utilizado é preciso cuidado pois, em excesso, pode transmitir escuridão, angústia, tristeza e depressão. Porém, se for utilizado de forma ponderada e combinado com outras cores, pode transparecer alegria.
  • CINZA: resultado da mistura do preto com o branco, fica entre a luz e a sombra. É uma cor comumente passiva, sem vida, que não relaxa e nem anima, além de não interferir nas sensações. Por esse motivo, é bem empregado junto com outras cores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: